Aula 01 - Ciencia e senso comum

Bem, vcs viram em sala a adaptação do mito da caverna de Platão para os dias atuais, uma reflexão do papel do conhecimento científico para a sociedade. Esse tema é bastante rico em questões, mas vamos ficar com essas aqui pra começar:

Formem grupos de 3 e respondam a essas questões:

As respostas devem ser colcoadas na página:
*http://uagmet20102.wikidot.com/respostas-aula-01-ciencia-e-senso-comum**

1- Diferencie conhecimento científico do senso comum. Qual o mais importante? Cite diferenças básicas.

Leia a referência (1).

2- Reflita de que forma a ciência vem contribuindo para o homem em sua totalidade. Todos usufruem da aplicação desse conhecimento ? Todos tem acesso a esse conhecimento ?

3- Por que publicamos tão pouco? O que o Brasil deve fazer para alcançar um nível maior de participação no cenário de publicação de pesquisas?
Veja (3) e (4)

Fontes:
(1) TRINDADE, Antonio Alberto. Ciência e Senso Comum: uma reflexão ilustrada por comentários sobre o filme “O Carteiro e o Poeta”. Pró Ciência. São Paulo, 29 de julho de 2001. Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/025/25ctrindade.htm
(2)http://www.youtube.com/watch?v=syGRIoRMivQ&feature=related
(3)http://www.youtube.com/watch?v=Aa3Wj4xnwYw
(4) http://www.asbraer.org.br/Documentos/Biblioteca/senso_comun_x_ciencia.pdf

Aluno: Severino José da Costa Neto

1 - O senso comum é o conhecimento baseado no saber de "experiência feito", ou seja, trata-se do conheciemnto adquirido com a prática e empregue nas nossas actividades quotidianas. Está ao alcance de qualquer pessoa. trata-se de um tipo de conhceminto de carácter prático,ametódico, assistemático, imediato e que permite a ser humano a realização das tarefas mais simples. Em contraposição temos o conhecimento científico, trata-se de um conhecimento que exige um método. é portanto um conhecimento de pendor racionalista, metódico, sistemático, teorizavel, ou seja, encontra teorias que expliquem determinado aspecto do real, permite previsões. Estas são as carcaterísticas sintéticas dos dois.

2 - A ciência vem ajudando o homem de varias formas dês da educação ate a saúde, sem o conhecimento de todas as ciências o homem não poderia estar nesse nível tecnológico visto hoje. . Porém, vejo que esses estudos não são usufruídos em totalidade, pois falta a inserção da população mais pobre nestas pesquisas, inclusive no âmbito tecnológico. E ainda podemos ver que nem todos tem acesso a esses conhecimentos e nem acessos a esses benefícios que a ciência traz para gente.

3- Nós publicamos pouco pela falta de interesse de nossos governantes que não inverte na educação básica ate os demais níveis. Para os cientistas publicarem mais e melhores artigos, umas saída é aplicação de recursos na faculdade de todas as formas, dês do serviço básico ate o universitário, assim alunos e professores poderiam aplicar seus conhecimentos na própria faculdade e assim expondo futuramente em artigos científicos para o resto do mundo.