Respostas Aula 01 - Ciencia e senso comum

Matrícula: Alexandro Silva Monteiro

1) O conhecimento científico busca os resultados por forma de pesquisas no âmbito das ciências, tomando experimentos totalmente científicos para suas conclusões.De uma forma mais objetiva, posso dizer que esse tipo de conhecimento é exato, verificável, depende de investigações, e relaciona-se com inúmeros fatos para ser construido.É também aberto e útil para outros cientistas utilizarem suas pesquisas e melhorá-las, se possível.
O senso comum (conhecimento empírico) é o conhecimento popular, onde se buscam as respostas através de pesquisas informais, diferentes da anterior, pois não se usam as ciências para a obtenção destes resultados.Por exemplo, "os populares" dizem que o chá de camomila diminui o estresse.

2) A ciência, como um todo, ajuda o ser humano a viver melhor e com mais saúde, onde pesquisadores procuram formas para a obtenção de resultados satisfatórios, usando o conhecimento científico para tal.Porém, vejo que esses estudos não são usufruídos em totalidade, pois falta a inserção da população mais pobre nestas pesquisas, inclusive no âmbito tecnológico, onde existem no Brasil muitos "analfabetos digitais" e por esse motivo não tem acesso direto a muitos desses conhecimentos.Falta divulgação mais precisa nessa área para a massa populacional.

3) Acredito que o falta o impulsionamento financeiro por parte do governo de todas as esferas, para os cientistas publicarem mais artigos e com melhor qualidade em sua produção.Uma saída interessante estaria na aplicação de recursos em universidades, porque professores e alunos poderiam buscar novas formas de aplicação dos conhecimentos científicos para um todo e esses materiais fossem mais divulgados para estudo de inúmeras pessoas que trabalham na área.